Melhorarmos a nós mesmos é a nossa missãona vida. Uma das dificuldades em ganhar essa batalha é colocarmos nosso passadode lado. No entanto, o Rambam [Maimônides(Espanha e Egito, 1135-1204)]nospresenteou com uma fórmula de três passos que ilumina o caminho desta renovação.Em primeiro lugar, a pessoa deve dizer a si mesma: "Eu sou agora uma pessoadiferente. Não sou a mesma pessoa que agiu de forma inadequada". Em segundolugar, deve corrigir o seu comportamento na área específica que está focando. Epor último, deve mudar sua perspectiva de modo que possa enxergar a vida de mododiferente.
Seuma pessoa muda no plano material, ela ainda é a mesma pessoa. Por exemplo, seIsaac é rico ou pobre, ele ainda é Isaac. Já quando alguém faz uma retificaçãoespiritual, ela se torna uma pessoa diferente. Assim, quando Isaac resolve pararde falar negativamente sobre outras pessoas, sua própria natureza se modifica.
Issoé semelhante às mudanças físicas pelas quais o corpo passa durante um período dedoença. Através da influência negativa da doença, a própria natureza e ascaracterísticas do corpo ficam diferentes, ainda que temporariamente.
Aalma, nossa verdadeira essência, através de uma 'nutrição' positiva, tem o poderde provocar uma transformação total e duradoura. A sinceridade e o desejo deelevarmos nosso status espiritual modificam a nossa própria natureza. Através doarrependimento sincero, nosso coração e nosso espírito se tornam criaçõesdiferentes.
Quepossamos nos incentivar e ficarmos confiantes que, com um esforço sério deauto-aperfeiçoamento, poderemos literalmente nos renovar.
[Baseadono livroCochvei Or, do Rabino Ytschak Blazer (Rabino-chefeanterior de Petersburgo, capital real do Império Russo (1837-1907)]
HOJE:Digaa si mesmo: "Eu sou agora uma pessoa diferente. Não sou a mesma pessoa que agiude forma inadequada. Sou uma pessoa nova hoje"!
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation