“RabiElazar ben Shamua disse: ‘Que a honra de seu aluno lhe seja tão preciosa quantoa sua própria. A honra de seu colega deve ser como o temor por seu mestre deTorá. E o temor por seu mestre deve ser como o temor aos Céus’”.(4:15)"
Relaçõesinterpessoais bem-sucedidas são uma chave muito importante para uma vida feliz.Às vezes nós nos comportamos bem e em outras, agimos com vacilo. Será que existeuma solução clara que desvende os segredos de um bomrelacionamento?
RabiElazar ben Shamua nos presenteou com uma luz sobre o mistério dosrelacionamentos, oferecendo-nos uma fórmula sábia. Ele organiza osrelacionamentos em três categorias e nos dá orientações para cada umadelas.
Emprimeiro lugar, ele ensina: "Que seja a honra de seu aluno tão preciosa quanto asua própria." É da natureza humana uma pessoa ser menos respeitosa com os quesão mais jovens ou menos sábios que ela. Em resposta a esta tendência, RabiElazar nos recomenda que consideremos a seguinte idéia: assim como nossa honra é"muito preciosa" para nós e não desejamos jamais ser humilhados oudesrespeitados – assim, também, a honra de "nossos alunos" deve ser tão preciosapara nós como a nossa própria.
Porconseguinte, devemos ter cuidado para não desrespeitar nem menosprezar os quesão mais jovens ou menos sábios que nós. Uma das razões do porquê isto é tãoimportante é que eles nos ensinam muito! Por exemplo, as questões que umacriança ou estudante fazem ajudam seu pai ou professor a cristalizar conceitos erespostas em suas próprias mentes.
Seos tratamos de forma desrespeitosa, seus sentimentos serão magoados e sesentirão desencorajados em avançar em seus estudos e desenvolvimento pessoal.
Quepossamos tratar aqueles que são mais jovens ou menos sábios que nós com respeitoe dignidade. Por sua vez, eles irão florescer como uma videira frutífera e nóscresceremos em sabedoria e bondade.
[Baseadonos comentários doHida,RabinoHaim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)sobreo Pirkei Avót]
HOJE:Honreas crianças com a mesma honra que você merece.
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation