ATorá nos relata que “Avraham (Abraão) chegou à velhice e o Todo-Poderoso oabençoou com tudo”. Qual o segredo da longevidade de Avraham e por que ele ‘caiuem graças’ aos olhos do Criador?
Para entendermos este segredo, recorreremos aoMidrash Tanhumá(Chaiei Sara2) que nos conta que um dos fatores que diminui aforça e resistência de um homem é ter uma ‘esposa hostil edesafiadora’.
O Midrash relata: “O exemplo clássico de uma esposa hostil que causou comque as forças de seu marido se esvanecessem ocorreu com o rei Salomão. A Torárelata: ‘O rei Salomão envelheceu e suas esposas se desviaram atrás deidolatrias’”.
Já Sara, a esposa de Avraham, honrou-o e falou com ele respeitosamente.Ela personificava o versículo (Provérbios 12:04): “Uma mulher de valor é a coroade seu marido”. Assim a Torá atribui o versículo“Avrahamchegou à velhice e o Todo-Poderoso o abençoou com tudo”ao mérito de Sara.
Vemos que o respeito e a dignidadeque Sara tinha por Avraham foram os fatores que provocaram o seu sucesso elongevidade. Toda mulher possui a sensibilidade e a capacidade de cuidar erevigorar o espírito de seu marido. Quando ela o honra, ela lhe traz longevidadee bênçãos, isto é:“Avraham chegou à velhice e o Todo-Poderoso o abençooucom tudo”!Porsua vez, estas bênçãos e sucesso retornam a ela e aos membros dafamília.
Que o Todo-Poderoso nos dê o discernimento para incentivarmos,inspirarmos e trazermos à tona o melhor em cada um de nós. Por conseguinte,veremos em nós a realização do versículo:“Avraham chegou à velhice e o Todo-Poderoso abençoou-o comtudo”
HOJE:Fortaleçamosos membros de nossas famílias e amigos, tratando-os com respeito edignidade.
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation