Quando oTodo-Poderoso instruiu Moshe: "Façam um Tabernáculo para Mim", Moshe ficousurpreso: "A glória do Todo-Poderoso preenche o céu e a terra e Ele ainda assimnos ordena: ‘Façam um Tabernáculo para mim’?!” Significado: como pode oTodo-Poderoso – que é infinito – habitar dentro das dimensões finitas de umaestrutura física?
D'usrespondeu: "Vou descer e até mesmo restringir a minhaShechiná– aPresença Divina – no espaço de um cúbito quadrado (pouco mais de um metroquadrado)"
Nomomento da Criação, o Todo-Poderoso revelou: "Eu sou o D'us que disse para o céue a terra: ‘Já é o suficiente’. Se Eu não os tivesse parado, o céu e a terrateriam continuado a crescer e se expandirad infinitum". O Todo-Poderoso criou oscéus e terra num tamanho e escala perfeitos para que suas criaturas pudessempreenchê-los. Por exemplo, se o sol fosse um pouco maior ou estivesse um poucomais perto, iria vaporizar a Terra. Se fosse um pouco menor ou estivesse umpouco mais distante, a Terra congelaria.
Damesma forma, o Todo-Poderoso, em Sua grande sensibilidade, Se revela àhumanidade conforme a nossa capacidade de receber a Sua luz. Não precisamosnunca nos preocupar que o Todo-Poderoso irá "esmagar-nos" com uma intensidade deSua santidade além de nossa capacidade de absorvê-La. Em sua humildade, D'usesconde seus poderes fantásticos e infinitos de nós, como o sol que não brilhasobre nós além do nosso nível de conforto.
Assimcomo o Todo-Poderoso se revela a nós em medidas que podemos desfrutar e nosbeneficiar, assim também devemos ser sensíveis com nossas ofertas eapresentações para nossa família e amigos. Isto é: ao nos aproximarmos de outroscom conceitos e idéias do Todo-Poderoso e Sua Torá, lembremo-nos de transmitiras nossas palavras em medidas suaves e que possam ser fácil e eficazmenteprocessadas e compreendidas.
[Baseadono livroDaat TorádoRabinoYerucham HaleviLevovitz-(conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,1874-1936)]
HOJE:Estruturesua comunicação com os outros de modo que possa ser recebida com todo oconforto, benefício e alegria.
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation