Emtempos antigos, cada família em Israel foi premiada com uma parcela de terra.Essa herança ancestral era sua posse eterna. Assim, mesmo se alguém empobreceu eviu-se obrigado a vender a sua terra, ela voltará a ele (o dono original) no anodo Jubileu.
Alémdisso, a Torá (Vaikrá 25:25) instruiu os parentes deste vendedor empobrecido aajudarem-no a resgatar sua terra, recomprando-a do comprador. Se a famíliaestiver em condições de reembolsá-lo, o comprador é obrigado a vender de volta aterra.
Oque acontece se um homem não tem parentes para ajudá-lo a recomprar sua terra?Suporíamos que ele deveria esperar até o ano do Jubileu para recebê-la de volta.No entanto, a Torá (Vaikrá 25:26) afirma:“Se a pessoa não tiver nenhumredentor, mas seus meios agora lhe são suficientese ele tem o suficientepara sua redenção ... então ele pode pagar o comprador ... e retornar à suaherança ancestral (sua terra)”.
Umapessoa que teve que vender suas terras não precisa se desesperar se não tiverparentes endinheirados para redimi-la. Com o passar do tempo, ele terá osrecursos suficientes para recuperar a sua propriedade. O Todo-Poderoso iráenviar-lhe os meios para que ele, ele próprio, seja capaz de recomprar suaterra.
Muitasvezes nos sentimos desencorajados porque sentimos não ter certas vantagens queoutras pessoas parecem ter. Nós dizemos a nós mesmos: “Se eu tivesse apenas asconexões que esse sujeito tem...” ou “Se eu tivesse parentes ricos para meajudar a começar um negócio...”
Averdade é que nunca estamos sozinhos. Temos o mais amoroso Pai – o Mestre detodo o poder e riqueza – que nos ajuda pessoal e individualmente 24 horas pordia. Não importa a situação em que nos encontremos, podemos confiar e rezar paraEle.
Eleirá nos ajudar e nos resgatar através das mais maravilhosas maneiras –asalvação Divina vem tão rápida quanto um piscar de olhos.Da mesma forma queD'us irá auxiliar uma pessoa pobre a conseguir fundos para recomprar sua terra,assim também Ele nos enviará a Sua ajuda. O Todo-Poderoso está bem ao nosso ladoe nunca nos abandonará.
[Baseado no livroChafetsChaim sobre a Torá,Parashat Behar,do RabinoIsraelMeir Kagan(Polônia, 1838-1933)]
HOJE:Oremos com sinceridade: “D'us, o Senhorestá perto de mim. Ajude-me, por favor.”