Translate

segunda-feira, 23 de maio de 2011

eMussar - Um Incentivo Divino

À Luz do Mussár            
       
Quandoo Tabernáculo (osantuárioportátil construído no deserto após a saída do Povo Judeu do Egito)foi completado, aShechiná- a Presença Divina - repousou sobre o Povo deIsrael. A revelação da sagradaShechináé o prêmio máximo, mais valioso ecobiçável da experiência humana na Terra. Em homenagem a este momento glorioso,o Todo-Poderoso conferiu grandeza sobre os filhos deIsrael.
Especificamente,Ele divulgou e documentou este maravilhoso marco histórico de Seu povo,registrando-o para a posteridade nas palavras eternas de Sua Torá: “D'us falou aMoisés no deserto de Sinai, no Tabernáculo, no primeiro dia do segundo mês, nosegundo ano após o Êxodo: ‘Façam um recenseamento de todo o Povo deIsrael’”.D'usregistrou o dia, o lugar, o mês e o ano e conferiu-lhes honra, nobreza edignidade. Esta não foi apenas uma mera tarefa burocrática de registrar dadospara a História. Pelo contrário, foi uma expressão da grande bondade Divina, Seuamor e compaixão. Quando Ele nos eleva, Ele nos concede o mais alto nível delegitimidade, espiritualidade e poder.
Inversamente,quando o Todo-Poderoso marcou a data da destruição do Templo Sagrado deJerusalém em Sua Torá, Ele a registrou de maneira obscura e enigmática, a fim dediminuir a nossa angústia e esconder a nossa vergonha.
Emnossos relacionamentos com os demais, temos a oportunidade de imitar oTodo-Poderoso. Se algum de nossos amigos 'tropeçou', devemos aliviar a sua dorfazendo tudo o que pudermos para minimizar e esconder o ocorrido. Já quando eleé abençoado com um êxito pessoal, devemos engrandecer o seu sucesso honrando-o,incentivando-o e fortalecendo-o pelo bem que realizou.
[Baseadono livroDaat TorádoRabinoYerucham HaleviLevovitz-(conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,1874-1936)]
HOJE:Dêum elogio sincero a um familiar ou amigo e traga um sorriso à suaface.

Arquivo do blog