Translate

segunda-feira, 16 de maio de 2011

eMussar - O Dia que Moshe Ficou Perplexo

À Luz do Mussár            
       
MosheRabeinu estava perplexo. Enquanto relia a Torá, ele notou um versículo quepoderia ser mal interpretado. O versículo que chamou sua atenção registra umadeclaração do Todo-Poderoso aos anjos antes Dele criar Adão, o primeiro serhumano. D'us disse aos anjos: "Criemos o homem à nossa imagem (Bereshit1:26)".
Noentanto, o Todo-Poderoso é o único Criador. Os anjos são seus ministros, que sãoobrigados a realizar a Sua vontade. Eles não ajudam na criação do homem. Entãopor que D'us disse: "Criemos o homem"?
Aresposta é surpreendente e profunda. D'us consultou-se com os anjos a fim deexpressar o Seu respeito por eles. Mesmo que não tomaram parte na Criação, oTodo-Poderoso compartilhou Seus planos com eles e reconheceu e valorizou a suapresença. De fato, Ele pediu a permissão deles antes de criar ohomem!
D'usveio assim nos ensinar uma importante lição nos relacionamentos humanos: aqueleque tem uma posição superior sobre outros deve consultá-los e pedir suapermissão antes de tomar qualquer atitude. A sensibilidade para com os demais éa essência de todas as relações interpessoais.
Contudo,Moshe estava preocupado que alguns leitores poderiam interpretar erroneamente ofato de o verbo estar no plural - "Criemos" - como se fosse uma indicação de queexistem dois criadores.
D'usentão lhe respondeu que era mais importante ensinar esta lição de sensibilidadeaos humanos do que ficar preocupado se alguém interpretaria erroneamente oversículo!
Incrível!O Todo-Poderoso valoriza uma lição de respeito e sensibilidade para com osdemais até mais do que a Sua própria honra!

[Baseado no livroOrMeir,do RabinoMeirChadash(Israel, 1898-1989)]

HOJE:Façamoso possível para mostrar respeito e sensibilidade aos demais, mesmo que sejamjovens ou subordinados a nós.

Arquivo do blog