Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2011

eMussar - A Singularidade de Klal Israel

À Luz do Mussár            
       
Umnavio estava navegando em alto-mar. De repente, um passageiro pega uma furadeiramanual e começa a perfurar sob o assento. "O que você está fazendo", perguntamos seus companheiros de viagem. "O que vocês têm a ver com isso?", ele retruca."Vocês não vêem que estou furando apenas embaixo do meu assento?"
"Vocênão percebe que a água vai entrar pelo buraco e todo o navio vai afundar?"insistem em seus companheiros, com o pânico começando a se espalhar por seuscorações.
OMidrásh (Vaikrá Raba16:22) traz essa parábola para ilustrar que o Povode Israel só pode existir como um coletivo de pessoas. O indivíduo sozinho nãopode ser uma entidade por si próprio.
Éo conjunto de todos os judeus unidos que traz à luz a realidade da nossaexistência. Juntos formamos a entidade deKlal Israel(o Povo de Israel).Por isso, somos como os passageiros de um navio no mar: se alguém se desvia docódigo de conduta estabelecido, ele está pondo em perigo não apenas a si mesmo,mas também a seus companheiros. Da mesma maneira que um fruto só se mantém vivoquando conectado à árvore, assim também, um indivíduo que se separa do povo nãopode verdadeiramente existir, pois sua própria existência depende de ser partedeKlal Israel.
Asingularidade do Povo de Israel é que o Todo-Poderoso nos deu a Torá e trouxeSua presença Divina para habitar entre nós. A Torá e a presença Divina nos forampresenteadas somente quando alcançamos uma perfeita unidade - "como um únicohomem com um só coração."
RabiAkiva ensinou que amitsvá “Você deve amar o seu próximo como a si mesmo(Vaikrá 19:18)” é o princípio fundamental da Torá. Todo o tempo que tratamos unsaos outros com respeito, honestidade e amor, continuaremos tendo unidade e nãodivisão. Conseqüentemente continuaremos sendo uma entidade -Klal Israel- e mereceremos continuar desfrutando as dádivas preciosas da Torá e da presençaDivina.

[Baseadono livroDaat TorádoRabinoYerucham HaleviLevovitz-(conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,1874-1936)]


HOJE:Imagine-secomo uma fruta doce conectada e alimentada pela “Árvore deKlalIsrael”

Arquivo do blog