Ética de Nossos Antepassados
“RabiYehoshuaben Perachia disse: ‘Escolha um Rabino para você,adquira um amigoejulgue toda pessoa favoravelmente’(1:6)”.
Hátrês vantagens espirituais que um amigo oferece. Em primeiro lugar, um amigoajuda a melhorar a qualidade de nosso estudo de Torá. O Talmud(Taanit7a) ensina esta idéia: “Aprendi muito com meus professores, aprendi ainda maiscom meus amigos e aprendi mais de tudo com meus alunos”.
Emsegundo lugar, amigos reforçam-se mutuamente no cumprimento das mitsvót. Mesmouma amizade onde uma das partes é espiritualmente mais ativa que a outra podegerar resultados positivos. Por exemplo: vamos supor que Shimon sejaespiritualmente mais avançado do que Reuven. No entanto, quando Shimonocasionalmente fica tentado a transgredir algum mandamento da Torá, ele secontrolará porque sua conduta teria um impacto negativo sobre Reuven (isto é,Reuven poderia pensar: ‘Se Shimon pode fazer este erro, certamente eu tambémposso’). Assim Reuven reforçará seu compromisso com as mitsvót o que, por suavez, influenciará Shimon a permanecer no caminho correto. Assim, em umrelacionamento estruturado corretamente, bons amigos influenciam uns aos outrospara um aprimoramento espiritual.
Aterceira vantagem da amizade é um bom conselho. Uma pessoa não deve revelar seussegredos a ninguém – a não ser a um amigo comprovado e confiável. Se ela confiaem seu amigo (que sinceramente se preocupa com ela) em relação a todos osassuntos de sua vida, este amigo vai lhe dar bons conselhos que iluminarão ocaminho para o sucesso em seus empreendimentos. O rei Salomão ensinou aimportância dos conselhos: “Pensamentos são frustrados quando não háconselho, mas através de uma abundância de conselhos eles serão estabelecidos(Mishlei15:22)”.
Osamigos são tão preciosos e indispensáveis que a nossa Mishná nos aconselha:“adquira um amigo”,ou seja, vale à pena fazer amizade com esta pessoamesmo se tivermos que gastar dinheiro ou aproximá-la com palavras gentis. Porém,algo muito importante: depois de termos estabelecido uma amizade, não discutamoscom este nosso amigo se discordar de nós. Não existem dois seres humanos queenxergam todas as coisas da mesma maneira. Portanto, não sacrifiquemos nossaamizade preciosa por causa de uma questão insignificante.
RabiAkiva disse que o princípio fundamental da Torá é “Ame ao seu próximo como asi mesmo”.Se avaliarmos e reconhecermos o valor incomparável dos bonsamigos conheceremos muito sucesso, crescimento espiritual e felicidade em todosos aspectos de nossas vidas.
[Baseadono comentário doRabeinuYoná (Espanha, *-1263)sobre o Pirkei Avót]
HOJE:Estendamos a mão a um amigo e reforcemos nosso vínculo deamizade.