A ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
Com a aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom e doce.
“Rabi Eliezer disse: ‘Não se irrite facilmente’ (2:15)”
A afirmação “Não se irrite facilmente” se aplica tanto ao nosso relacionamento com os demais como - tão importante quanto - com nós mesmos.
Certa vez o Rabino Natan Wachtfogel, o orientador espiritual anterior da Yeshivá de Lakewood, nos EUA, foi visitar um conhecido Rosh Yeshivá que estava doente. O Rosh Yeshivá estava nervoso com sua situação e desabafou: “Recebi ordens rigorosas do médico de ficar em casa e descansar. Entretanto, tenho dúvidas se devo segui-las. Alem de tudo, se o médico entendesse a importância de minhas responsabilidades na Yeshivá, ele iria me permitir ir!”
Rav Natan respondeu: “Normalmente eu não discordo de uma pessoa que está doente. Mas neste caso, tenho que lhe dizer que sua atitude é incompatível com a abordagem do Serviço Divino que aprendemos em Kelm (uma das maiores Yeshivót da Europa antes da Segunda Guerra Mundial). Sim, em Kelm fomos ensinados a adquirir reverência aos Céus, aperfeiçoar nossos caracteres e introspecção. Entretanto, o foco principal, a ênfase mais importante – o início e fim de nossas aspirações – era servir o Todo-Poderoso com PRAZER”.
Então, com grande compaixão, Rav Natan começou a gentilmente cantar as famosas palavras do Ramban (Nachmanides): “Acostume-se a falar amigavelmente com todas as pessoas, todo o tempo, e assim você evitará a raiva”.
E explicou: “A ideia de conversar amigavelmente com todos inclui a própria pessoa, isto é, conversar consigo mesmo”. Sua mensagem era a seguinte: Manter a saúde faz parte de nosso Serviço Divino. Portanto, em seu caso, em que a sua saúde está em perigo, o senhor está isento de suas responsabilidades de ensinar na Yeshivá. É tão importante tratarmos a nós mesmos de maneira amigável e agradável como aos demais!
Que possamos seguir este pouco conhecido conselho – mas extremamente valioso. O Todo-Poderoso é a bondade suprema e derradeira e, portanto, todo nosso Serviço Divino deve ser doce, alegre e prazeroso.
Baseado no livro Likutei Reshimót, do Rabino Natan Wachtfogel (Lituânia e EUA, 1910-1998)