Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
Esta porção semanal da Torá nos instrui: "Toda pessoa deve reverenciar sua mãe e seu pai" (Vaikrá 19:3).
O Talmud (Baba Metzia 32a) pergunta: "O que está incluído no termo 'reverenciar os pais'?" E responde: "Não devemos sentar em seu lugar, não falar em seu lugar nem contradizer as suas palavras".
O assunto deste versículo é a mitsvá (Mandamento) de reverenciar nossos pais. Estranhamente, quando o Talmud explica este conceito, ele não diz nada sobre reverência, mas apenas define atitudes e atos específicos! Por que não elaborou sobre os princípios básicos da reverência que a Torá explicitamente exige que tenhamos por nossos pais?
A resposta é a seguinte: o Talmud está nos ensinando um dos princípios fundamentais da Torá: a estrutura das mitsvót requer ação. Mesmo as mitsvót 'do coração', como acreditar e amar o Todo-Poderoso, precisam ser realizadas na prática para serem cumpridas.
Portanto, quando nossos Sábios perguntaram: "O que está incluído no termo 'reverenciar os pais'?", eles queriam saber "Que ações específicas transformam a reverência aos pais numa realidade concreta?" Somente quando a reverência é traduzida em atos é que a mitsvá é realizada!
Que possamos desenvolver os sentimentos apropriados em nossos corações e que possamos expressá-los através de atos concretos e apropriados, gerando simpatia, amizade e alegria para nossos amigos e familiares!
Shabat Shalom a Todos!
Baseado no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz - (Lituânia e Polônia, 1874-1936)
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR