Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
PARÁBOLAS DO BEN ISH HAI (*)
Havia um certo erudito da Torá que encontrou favor aos olhos do rei. De fato, ele era tão sábio e dava conselhos tão impressionantes que o rei o apontou como o segundo na hierarquia do reino. Sob a brilhante liderança do sábio, a nação prosperou e tornou-se o mais poderoso e rico reino da região. Ele era querido por todos os cidadãos do país.
Entretanto, havia um alfaiate que se consumia de inveja pelo prestígio do rabino. Certo dia o rei e o sábio passaram pelo mercado dentro da carruagem real. Quando estavam defronte à janela do alfaiate, este começou a gritar uma música rude e ofensiva aos judeus. O rei ficou indignado e ultrajado: "Como este homem se atreve a ofender meu amado amigo?" O rei virou-se para o rabino e disse: "Dê ordens para que cortem a língua deste homem!" Inexplicavelmente, ao invés de cumprir as ordens do rei, o Sábio foi até a casa do alfaiate e lhe deu $2.000.
Na semana seguinte o rei e o rabino passaram na frente da casa do alfaiate. Conforme a carruagem real se aproximava, o alfaiate os brindou com uma música agradável que louvava os judeus e o rabino. O rei ficou perturbado: "Eu não lhe disse para que cortassem a língua dele?"
"Vossa Majestade", disse o rabino para o rei, "fiz como Vossa Alteza ordenou. Removi a sua língua indecente e desagradável e troquei-a por uma nova, que jorra louvores e doces canções". O rei riu com prazer pela astúcia do rabino. "Mesmo assim", disse o monarca, "eu preferiria que você tivesse cumprido a minha ordem".
O rabino respondeu: "Eu agi em benefício de sua honra, majestade. Se eu tivesse ordenado que cortassem fora sua língua, as pessoas poderiam dizer: 'Tudo o que o alfaiate disse sobre os judeus é verdade. O rei somente puniu-o para defender a honra do seu amigo'. Entretanto, agora que lhe dei um generoso presente, ele louva os judeus. Quando as pessoas ouvirem suas novas palavras, perceberão que a sua primeira música era mera calúnia".
O segredo da educação está embutido nesta história. Uma coisa é ser um disciplinador rígido e outra totalmente diferente é transformar uma criança, um aluno ou um amigo num bom ser humano. Que possamos ser abençoados com sabedoria para ajudar os outros a mudarem da maneira mais positiva!
* Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)