Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Conhecendo Nossas Forças Interiores

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael  e Ester Sandra bat Avraham Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

 

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

 

 

       

     

A porção da Torá desta semana nos relata sobre a rebelião de Korach contra Moshe (Moisés). Korach era um homem muito sábio e justo. No entanto, quando viu seu primo mais jovem Eliztafan ben Uziel ser apontado para um cargo de liderança que considerava ser seu de direito, Korach perdeu o controle: ele reuniu 250 pessoas de destaque e liderou uma rebelião contra Moshe.  

 

Korach achava que estava defendendo a verdade e a justiça. No entanto, nossos Sábios nos contam que  o ciúme que o levou a rebelar-se era subconsciente e ele não foi capaz de detectá-lo. Sendo assim, por que Korach foi punido por algo que não conseguiu perceber que o estava dominando? A resposta é que Korach era responsável por refletir e reconhecer a inveja latente que o levou a lutar contra Moshe.  

 

Todos podemos e precisamos conhecer as diversas tendências e sentimentos que existem dentro de nós, que têm o poder de influenciar o nosso comportamento. Esta consciência nos ajudará a garantir que as motivações que nos fazem agir sejam puras.

 

Korach lutou contra Moshe e acabou perdendo um futuro brilhante. Percebamos como sentimentos subconscientes 'borbulham' dentro de nós e os calibremos de acordo com os ensinamentos da Torá. Desta forma estaremos protegidos de fazer erros custosos e seremos abençoados com sucesso, tranquilidade e alegria interior!

 

 

 

 

Uma Ótima Semana a Todos!

 

 

 

                                                            Baseado nos comentários do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog