Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
A porção da Torá desta semana nos relata sobre a rebelião de Korach contra Moshe (Moisés). Korach era um homem muito sábio e justo. No entanto, quando viu seu primo mais jovem Eliztafan ben Uziel ser apontado para um cargo de liderança que considerava ser seu de direito, Korach perdeu o controle: ele reuniu 250 pessoas de destaque e liderou uma rebelião contra Moshe.
Korach achava que estava defendendo a verdade e a justiça. No entanto, nossos Sábios nos contam que o ciúme que o levou a rebelar-se era subconsciente e ele não foi capaz de detectá-lo. Sendo assim, por que Korach foi punido por algo que não conseguiu perceber que o estava dominando? A resposta é que Korach era responsável por refletir e reconhecer a inveja latente que o levou a lutar contra Moshe.
Todos podemos e precisamos conhecer as diversas tendências e sentimentos que existem dentro de nós, que têm o poder de influenciar o nosso comportamento. Esta consciência nos ajudará a garantir que as motivações que nos fazem agir sejam puras.
Korach lutou contra Moshe e acabou perdendo um futuro brilhante. Percebamos como sentimentos subconscientes 'borbulham' dentro de nós e os calibremos de acordo com os ensinamentos da Torá. Desta forma estaremos protegidos de fazer erros custosos e seremos abençoados com sucesso, tranquilidade e alegria interior!
Uma Ótima Semana a Todos!
Baseado nos comentários do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR