Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
A Torá declara (Shemot 22:20): "Não fira ou magoe os sentimentos de um estrangeiro nem o oprima, pois vocês foram estrangeiros no Egito".
É como se o Todo-Poderoso estivesse dizendo: "Não maltrate ou tire proveito de pessoas indefesas e desamparadas como estrangeiros, viúvas, órfãos, etc, pensando que ninguém poderá salvá-los. Lembrem-se de que vocês foram escravizados no Egito e Eu os salvei. Eu vejo as lágrimas e ouço o clamor dos oprimidos que não têm ninguém para salvá-los ou confortá-los e salvarei cada um deles de seu perseguidor mais poderoso do que eles.
Nas relações interpessoais há a tendência de se maltratar aqueles que estão em desvantagem. A partir da experiência de nossa escravidão no Egito e a subsequente milagrosa salvação, o Criador nos infundiu com o conhecimento que Ele sempre defenderá os oprimidos. Por conseguinte, compete-nos nunca machucar os sentimentos ou explorar os mais fracos.
Demonstremos sensibilidade e respeito a todas as pessoas desfavorecidas, tendo o cuidado de nunca os ferir ou oprimir. Desta maneira colheremos todo tipo de salvação, harmonia e sucesso em nosso dia-a-dia!
Uma Ótima Semana a Todos!
Baseado nos comentários do Ramban (Rabino Moshe ben Nachman, Espanha e Israel, 1192-1270)
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR