Translate

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Gratidão Acima De Tudo

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael  e Ester Sandra bat Avraham Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

 

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

 

 

          

Nesta Porção Semanal a Torá nos relata que Balak, o rei do povo de Moav, contratou o profeta Bilam para amaldiçoar o Povo de Israel. Sobre Bilam, a Mishná (Pirkei Avót 5:22) nos ensina: "Seu caráter era definido por três características negativas: um olhar maligno, um espírito arrogante e uma alma gananciosa".

O Midrash relata a seguinte declaração que Bilam fez ao rei Balak: "Nós dois somos ingratos por tentarmos prejudicar o Povo de Israel. Eu não existiria se não fosse por seu patriarca Abraão, pois sou descendente de Lot (o sobrinho de Abraão) – cuja vida foi poupada pelo mérito de Abraão quando Sodoma foi destruída. Também você, Balak, não existiria se não fosse por seu patriarca Jacob, pois você descende de Lavan (o cunhado de Jacob) - e Lavan só foi abençoado com filhos pelo mérito de Jacob".

Bilam foi pego em um dilema moral: por um lado entendia que seria apropriado ser grato ao Povo de Israel e não demonstrar-lhes qualquer má vontade. Por outro, queria o dinheiro que Balak lhe pagaria. Ele percebeu sozinho que a sua ingratidão era imoral, mas lhe faltava a força moral para implementar a verdade de suas convicções.

 

O sentimento de gratidão deve superar todas as outras considerações. Mais do que qualquer outra coisa, a espiritualidade baseia-se na gratidão e no reconhecimento de tudo que o Todo-Poderoso e as demais pessoas têm feito por nós. Este sentimento é gerado através de uma reflexão consistente e sólida e deve permanecer firme e imutável. E suas vantagens são óbvias!

Intensifiquemos a nossa gratidão por todos que nos ajudaram no passado e colhamos boas amizades, harmonia e muitos frutos positivos!

 

 

 

 

Shabat Shalom a Todos!

 

 

 

 

Baseado no livro Or HaTzafun, de autoria do Alter de Slabodka - Rabino Natan Tzvi Finkel (Lituânia, 1849-1927)

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog