Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
A Torá nos relata (Bamidbar 31) que os povos de Moav e Midian conspiraram contra Israel e lhes causaram uma grande tragédia . Sendo assim, por que o Todo-Poderoso instruiu Moshe a acertar as contas apenas com Midian e não com os moavitas?
Os moavitas estavam na rota de avanço de Israel e pensavam que seriam atacados. Então eles atacaram primeiro como um ato de autodefesa. Já os midianitas não estavam no caminho de Israel. Eles entraram em conflito apenas por seu ódio pelos israelitas. Como não tinham nenhuma razão real para o ataque, apenas Midian é considerado culpado pelos danos causados a Israel.
Daqui aprendemos a nunca tomar partido em uma discussão que não tem nenhuma relevância para nós. Aquele que favorece um dos lados da disputa corre o risco de acabar sendo o bode expiatório, mesmo se os dois adversários eventualmente fizerem as pazes.
Dois de nossos vizinhos têm um litígio sobre uma propriedade. Você sente que um deles está correto. Não importa o quanto você queira se envolver, dizer a sua opinião ou ajudar um deles – fique fora da briga! Tente fazer as pazes, mas nunca tome partido. Ao não se intrometer na disputa você preservará as amizades, manterá a sua paz de espírito e ficará fora de grandes problemas!
Uma Ótima Semana a Todos!
Baseado nas explicações do livro Lekach Tov sobre Rashi
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR