Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
"Rabi Yohanan perguntou aos seus alunos: 'Qual o caminho bom que a pessoa deve escolher?'
Rabi Elazar respondeu: um bom coração"
(Pirkei Avót 2:13)
A pergunta de Rabi Yohanan baseia-se no entendimento de que há uma característica que é a chave para a aquisição de todas as outras. Rabi Elazar lhe respondeu "um bom coração", referindo-se à virtude da paciência. Por quê?
Um 'especialista' em paciência nunca está de mau humor ou irritado. Ele próprio se distância da raiva ao responder qualquer insulto com uma resposta gentil. Mesmo que alguém o prejudique, ele demonstra tolerância e não pronuncia uma observação negativa.
A virtude da paciência, mesmo frente a uma ofensa, é a chave para a aquisição de todos os outros bons traços de caráter.
Talvez seja um trabalho árduo, porém tomemos a resolução de nos tornarmos um pouco mais pacientes a cada dia. Desta maneira adquiriremos a chave para atingir a excelência de caráter, nos rodeando de boas amizades e menos preocupações!
Uma Ótima Semana a Todos!
Baseado nos comentários de Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR