Translate

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Rosh Hashaná - O Segredo da Tsedaká

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael  e Ester Sandra bat Avraham Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

 

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

 

 

          

Com a aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom e doce.

O Talmud nos relata que Biniamin HaTzadik administrava o fundo de caridade da comunidade. Certa vez, durante um ano de seca, uma mulher pediu-lhe ajuda. Ele respondeu que todo o dinheiro do fundo já havia sido distribuído. Ela falou: "Rabino, se o senhor não me ajudar, eu e meus sete filhos pereceremos".

Rabi Biniamin pegou do seu próprio dinheiro e ajudou aquela família. Algum tempo depois, ele ficou muito doente. Os anjos se aproximaram do Todo-Poderoso e disseram: "Está escrito na  Torá: 'Se alguém salva uma vida é como se tivesse salvado o mundo inteiro'. Quanto mais então num caso em que um homem salvou oito almas". O Criador imediatamente anulou o decreto e deu a Biniamin HaTzadik mais vinte e dois anos de vida. 

O objetivo máximo da Torá é o auto-aperfeiçoamento e a prática de boas ações. A compaixão e bondade de Biniamin HaTzadik representaram a essência da Torá. O Criador, então, concedeu-lhe vinte e dois anos adicionais, correspondentes às vinte e duas letras do alfabeto hebraico, de que a Torá é composta. 

Reflitamos sobre a história de Biniamin HaTzadik e pensemos em alguém que precisa de nossa ajuda. Pensemos na melhor maneira de ajudar e coloquemos nosso plano em ação. Fazendo isto com dedicação e empenho, colheremos as grandes bênçãos que o Criador jorra sobre aqueles que beneficiam os demais!

 

 

 

 

Uma Ótima Semana a Todos!

 

 

Baseado no Talmud Baba Batra página 11

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog