Translate

quarta-feira, 20 de março de 2019

Purim - Como Dar Bons Conselhos

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael  e Ester Sandra bat Avraham Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

 

Com a chegada de Purim (hoje), eis mais uma edição para nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.

 

Quando a rainha Vashti se recusou a atender ao pedido do rei Achashverosh de comparecer à sua festa, Haman aconselhou o monarca a executar Vashti. Este conselho foi motivado por interesse próprio – ele queria se livrar de Vashti por três razões: em primeiro lugar, Vashti não suportava Haman (ele era extremamente desagradável) e frequentemente lhe batia na cara com seu chinelo; em segundo lugar, ela não convidou a esposa de Haman para a festa (ela era tão detestável quanto o marido); e em terceiro lugar, Haman queria se livrar de Vashti para que sua filha (que também era obviamente odiosa) pudesse se casar com o rei.

As 'segundas' intenções que levaram Haman a recomendar a morte de Vashti causaram a sua própria queda. Como resultado da morte de Vashti, o rei escolheu Ester como sua nova rainha. Ester alertou Achashverosh para os planos malignos de Haman e o rei o condenou a ser pendurado na mesma forca que o próprio Haman havia preparado para Mordehai, o tzadik.

Conselhos baseados em motivos ocultos e interesses próprios geralmente saem pela culatra. Um conselho sólido, baseado em sabedoria e boas intenções traz sucesso tanto para o conselheiro quanto para o amigo em busca de conselhos.

Quando alguém pedir o seu conselho, dê-lhe o mesmo conselho que você usaria para si mesmo/mesma. Afaste qualquer interesse próprio e concentre-se apenas em dar-lhe o conselho que lhe será de melhor benefício. Desta maneira manteremos amizades sólidas e verdadeiras, aprimorando a sociedade como um todo!

 

 

Purim Sameach a todos!

 

Baseado no livro Messilat Yesharim, de autoria do Rabino Moshe Haim Luzzato (Itália, 1707-1746)

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog