Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
Com a chegada de Purim (hoje), eis mais uma edição para nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
Quando a rainha Vashti se recusou a atender ao pedido do rei Achashverosh de comparecer à sua festa, Haman aconselhou o monarca a executar Vashti. Este conselho foi motivado por interesse próprio – ele queria se livrar de Vashti por três razões: em primeiro lugar, Vashti não suportava Haman (ele era extremamente desagradável) e frequentemente lhe batia na cara com seu chinelo; em segundo lugar, ela não convidou a esposa de Haman para a festa (ela era tão detestável quanto o marido); e em terceiro lugar, Haman queria se livrar de Vashti para que sua filha (que também era obviamente odiosa) pudesse se casar com o rei.
As 'segundas' intenções que levaram Haman a recomendar a morte de Vashti causaram a sua própria queda. Como resultado da morte de Vashti, o rei escolheu Ester como sua nova rainha. Ester alertou Achashverosh para os planos malignos de Haman e o rei o condenou a ser pendurado na mesma forca que o próprio Haman havia preparado para Mordehai, o tzadik.
Conselhos baseados em motivos ocultos e interesses próprios geralmente saem pela culatra. Um conselho sólido, baseado em sabedoria e boas intenções traz sucesso tanto para o conselheiro quanto para o amigo em busca de conselhos.
Quando alguém pedir o seu conselho, dê-lhe o mesmo conselho que você usaria para si mesmo/mesma. Afaste qualquer interesse próprio e concentre-se apenas em dar-lhe o conselho que lhe será de melhor benefício. Desta maneira manteremos amizades sólidas e verdadeiras, aprimorando a sociedade como um todo!
Purim Sameach a todos!
Baseado no livro Messilat Yesharim, de autoria do Rabino Moshe Haim Luzzato (Itália, 1707-1746)
Para parar de receber o e-Mussar: mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR