Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Importância do Encorajamento



Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
 
PIRKEI AVÓT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS


 
         "Hilel disse: 'Seja como os discípulos de Aharon: Ame a paz e procure a paz. Ame as criaturas e as aproxime da Torá' (1:12)".
 
        A seguinte história do Talmud (Taanit 22a) ilustra as bênçãos incomparáveis ​​que a pessoa recebe pelo cumprimento da mitsvá de "amar a paz e amar as pessoas".

       Certa vez o rabino Beroka estava na praça do mercado quando o Profeta Eliahu (Elias) chegou. O rabino perguntou-lhe: "Quem entre as pessoas aqui no mercado é merecedor de uma porção no Mundo Vindouro (Gan Eden)?" Eliahu respondeu: "Ninguém aqui está destinado ao Mundo Vindouro".
Passaram-se alguns minutos e mais pessoas chegaram ao mercado. Aí o profeta falou: "Aquelas duas pessoas conquistaram a sua parte no Mundo Vindouro!"

      O rabino aproximou-se dos dois e perguntou-lhes o que faziam na vida. Eles disseram: "Nós fazemos as pessoas felizes! Sempre que vemos uma pessoa triste, nós a animamos!"

       Aliviar as pessoas de seus problemas é uma das maiores e mais importantes mitsvót. É o cumprimento do grande princípio da Torá: "Ame ao próximo como a si mesmo" e proporciona grande satisfação ao Todo-Poderoso!

      Imagine um pai cujo filho está no exterior, e o rapaz está enfrentando grandes problemas e preocupações. O pai anseia que alguém conforte o seu filho, encorajando-o que suas dificuldades serão passageiras e em breve não mais existirão.

      O Todo-Poderoso é o nosso Pai Celestial. Se um de seus filhos está preocupado, Ele sente grande prazer quando o confortamos e encorajamos. Aproximemo-nos de uma pessoa que está com problemas e a encorajemos. Os resultados serão fantásticos!
 
 
Baseado nos comentários do Chafêts Chaim, o Rabino Israel Meir Kagan
 (Polônia, 1839-1933) sobre Pirkei Avót
 
 

 
 



Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR


 

Arquivo do blog