Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
NUTRINDO A NOSSA ALMA
"Rabi Meir disse: 'Todo aquele que estuda Torá com intenção pura merecerá muitas coisas. Não só isso, mas o mundo inteiro valeu a pena ter sido criado por sua causa. O estudo da Torá o reveste de humildade e reverência aos Céus' (6:1)".
O Talmud (Eruvin 13b) nos ensina que os dois principais legisladores das leis da Torá foram Beit Hilel e Beit Shamai. Nossos Sábios determinaram que, nos casos em que houvesse discussão entre Beit Hilel e Beit Shamai sobre alguma lei, que os rabinos seguissem a decisão de Beit Hilel. A razão pela qual os Sábios do Talmud favoreceram o parecer de Beit Hilel foi porque Hilel e seus discípulos seguiram o caminho da humildade, enquanto Shamai e seus discípulos seguiram o caminho da exatidão e rigor.
No entanto, surge uma pergunta: por que a determinação da lei deveria ser baseada no atributo de humildade? Sabemos que a verdade é adquirida por meio da acuidade intelectual e erudição. Portanto, no que diz respeito à lei, não deveríamos seguir a visão de Beit Shamai, que eram conhecidos por sua erudição e mente afiada?
A Torá revela que há uma relação direta entre o raciocínio e a humildade. A magnífica virtude da humildade desperta méritos para que a pessoa perceba e entenda a verdade. Portanto, a humildade de Hilel e seus discípulos facilitou e reforçou a sua compreensão e capacidade de captar a verdade além do que conseguiram os discípulos mais intelectualmente dotados de Beit Shamai.
Que possamos seguir o caminho da humildade de Hilel. Assim teremos o mérito de ter características agradáveis, bem como conhecer as grandes verdades da sagrada Torá.
Uma Ótima Semana a Todos!
Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)