Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
PIRKEI AVÓT -
ÉTICA DE NOSSOS PAIS
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
'Que a honra de seu amigo lhe seja tão preciosa quanto a sua'.
(2:15)
O ideal de honrar nossos amigos qualitativamente se assenta sobre dois pilares: o respeito e a paciência. De fato, um suprimento generoso e inesgotável de paciência é indispensável para honrarmos os nossos amigos e parentes.
Se a pessoa é impaciente e pavio-curto com seus colegas e familiares, não há dúvida que eles se sentirão desprezados. Aliás, não há nada que prejudique tanto os relacionamentos como a raiva e o nervosismo.
Por outro lado, respeito e honra constantes – até mesmo quando discordamos sobre determinado assunto – garantem uma amizade contínua e estável. E uma paciência constante aprimora a honra e eficazmente preserva e reforça bons relacionamentos.
Esforcemo-nos por combinar respeito e paciência -- e desfrutemos os maravilhosos benefícios de amizades duradouras!
Baseado no comentário do Rabino Ovádia de Bartenura (Itália e Israel, 1440-1516) sobre o Pirkei Avót
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR