Translate

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

eMussar - O Desespero É o Inimigo !

À  LUZ  DO  MUSSÁR
         A seguinte parábola nos mostra como  conquistar o desespero:

        “A sua vida está pendurada por um fio e você precisa de uma cirurgia de emergência!”, avisou o médico. “É um procedimento de risco e  não vou operá-lo até que você arranje o pagamento”. O paciente obstinadamente responde: “Não estou disposto a pagar!”. 

        Um amigo do paciente puxa o médico de lado e diz: “O senhor está assustando o paciente e, por conseguinte, não será capaz de salvá-lo. Ele pensa que estão exigindo o pagamento porque você não espera que ele sobreviva à operação. Por isso, você fez ele ‘desistir’ e não será capaz de salvá-lo!”.

        Sempre que uma pessoa comete um erro ou equívoco, ela deve lembrar-se do versículo: “Não há homem justo sobre a face da Terra que faça o bem e que não erre”. Se a pessoa perde a esperança de ser perdoada sempre que cometer algum erro, ela nunca será capaz de melhorar a sua conduta. Se acredita que não pode corrigir suas ações, nunca será capaz de apreciar a grande compaixão e perdão que o Todo-Poderoso estende a todos os que se envolvem no processo de arrependimento!

        Na verdade, se a pessoa  não se desespera após cometer algum erro ou equívoco, ele já conseguiu vencer a batalha! Agora que manteve uma atitude otimista - tanto em relação ao Todo-Poderoso como sobre a sua própria capacidade de melhorar - ela pode tentar novamente – e com o passar do tempo conseguirá chegar lá!

        A primeira linha de defesa da nossa fé  é nunca desistir! Nossa confiança deve ser coerente com a infinita misericórdia, compaixão e bondade do Criador! 


Uma ótima semana a todos!


Baseado no livro Mishlei Mussar do Magid M'Dubno, o Rabino Yaacov Krantz (Polônia, 1741-1804)


Arquivo do blog