PARÁBOLAS DO BEN ISH HAI (*)
Era uma vez um milionário chamado Shimon que era muito honrado por todos por sua grande riqueza. No entanto, ele não tratava os outros com respeito. Não falava agradavelmente com as pessoas nem se levantava para homenagear dignitários. Havia outro homem rico na cidade, Meir, que não era nem de perto tão rico como Shimon. Ele também recebia muitas honrarias mas, por sua vez, demonstrava respeito e honra aos demais. Ele tratava todos com polidez e cortesia.
Shimon fez um grande jantar em honra a seu filho e não poupou despesas. Convidou toda a cidade para um banquete suntuoso e também contratou uma orquestra completa para tocar enquanto jantavam. No meio da festa, Shimon se levantou e dirigiu-se a uma sala ao lado. Vestiu um disfarce para que ninguém o reconhecesse e, em seguida, voltou ao salão. Foi até uma das mesas para ouvir a conversa e ouviu que estavam falando sobre o preço desta recepção ‘real’. Um dos convidados disse: “Quanto dinheiro você acha que aquele cão pagou por este banquete?”
Shimon foi para o outro lado do salão e ouviu alguém dizer: “Quanto você acha que este burro pagou por este banquete?” Shimon, fervendo de raiva, não disse uma palavra. Caminhou para outra mesa e ouviu um dos convidados dizer: “Quanto você acha que aquele porco gastou neste banquete?”
Na semana seguinte, aconteceu de Meir fazer uma festa e ele também convidou toda a cidade. A festa estava animada, mas não tão elegante como o banquete de Shimon. Shimon também foi convidado, mas era muito esnobe para ir. No entanto, depois de algumas horas, decidiu colocar seu disfarce e ir à festa. Dirigiu-se até uma mesa para ouvir a conversa. Um homem disse: “Quanto você acha que esta festa custou a este cavalheiro maravilhoso?” Enquanto caminhava ao redor do salão, ouviu todos elogiando Meir como um homem muito gentil e distinto. Shimon saiu irritadíssimo.
Voltou para casa e contou à esposa que estava indignado e furioso: “Eu fiz um banquete majestoso e superabundante e todos falaram muito mal de mim. Meir fez uma festa que nem se compara à minha e, mesmo assim, todos o elogiavam!”
A esposa explicou-lhe que foi ele próprio quem causou sua própria desgraça, “Você trata todos muito rudemente. As pessoas, por sua vez, não gostam de você e ninguém diz uma palavra boa sobre o que você faz. Já Meir é muito admirado e respeitado - embora não tenha a metade de sua riqueza - porque ele trata todos com dignidade e respeito”.
* Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)
HOJE: Façamos um esforço extra para sermos gentis e respeitosos com todos.
Nosso site:salantfoundation.org