Translate

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Uma Brisa de Ar Fresco

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

     

       

        Como uma brisa de ar fresco, após dois mil anos de escuridão espiritual Avraham emergiu e iluminou o mundo. Nossos Sábios descrevem o reconhecimento do Todo-Poderoso por Avraham com uma bela parábola:

 

Certa vez um viajante viu um palácio todo iluminado. "Será possível que este majestoso edifício não tenha alguém que tome conta dele?", ele perguntou-se. O zelador estava por ali e respondeu: "Eu cuido deste palácio". Assim, também, Avraham pensou: "Será que o mundo não tem um guardião?" O Todo-Poderoso respondeu: "Eu sou o dono, o Rei do universo".

 

A geração de nosso patriarca Avraham era historicamente próxima à criação do universo. Avraham conheceu Shem, o filho de Noé, e Noé viu Adão, o primeiro homem da humanidade. Portanto, neste período tão próximo à Criação, a existência de D'us era um fato universal e reconhecido por todos e não era necessário a Avraham iluminar a raça humana com o conceito da existência de um Criador.

Porém, após o grande Dilúvio, as pessoas começaram a pensar que, embora D'us tivesse criado o mundo, Ele já não era mais o seu guardião. Eles incorretamente presumiram que D'us encarregou as estrelas e planetas de tomarem conta dos eventos aqui na Terra.

Felizmente, Avraham não aceitou estas ideias. Ele olhou em volta e constatou que o mundo estava sendo dirigido com uma espetacular, ilimitada e perfeita bondade. Os rios e fontes, o sol dourado, as flores belas, a abundante variedade e quantidade de alimentos, além da preciosa dádiva da vida.

Da mesma maneira que o palácio precisa de um zelador para cuidar e manter as luzes acesas, Avraham também percebeu esta grande verdade, de que o Todo-Poderoso cuida de nós a cada segundo de nossa existência, e ensinou-a à sua geração.

Que possamos reconhecer – e nos deleitar – com a impressionante e constante bondade Divina que continuamente nos rodeia!

 

 

 

Uma Ótima Semana a Todos!

 

 

 

 

Baseado no livro Lev Shalom, de autoria do Rabino Shalom Shwadron Z"TL (Israel, 1911-97), o famoso Maguid de Jerusalém

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog