Translate

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O Segredo de Hánuca

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

     

       

      

Com a chegada de Hánuca (ontem, dia 12) traremos edições que possam nos inspirar

 a crescer espiritualmente com esta importante festividade.

       

      

       

        Vivemos num mundo de causa e efeito. Os atos humanos, em particular, afetam profundamente tanto as dimensões materiais como as espirituais. Seguindo este raciocínio, qual foi a 'causa', isto é, o mérito que desencadeou os fenomenais milagres de Hánuca?

 

        A resposta está no segredo que o Todo-Poderoso revelou a Moshe durante a escravidão no Egito, quando lhe disse que iria salvar o povo: "Eu estarei com o Povo Judeu em seu momento de dificuldade. Que eles orem para Mim e Eu os salvarei!".

 

        Nós poderíamos pensar que quando surgem períodos difíceis e problemáticos, esta é uma indicação que D'us nos esqueceu e que Ele está distante de nós. Entretanto, justamente o oposto é a verdade! Quanto mais dificuldades sofreram, mais próximo o Criador estava deles: 'Eu estarei' com eles em seus momentos de sofrimento e necessidade.

 

        O Povo Judeu sofreu muito sob a opressão grega. Entretanto, o conhecimento que 'D'us estava com eles' inspirou os Macabeus a confrontarem seus opressores. Suas preces sinceras e suas atitudes corajosas desencadearam os milagres de Hánuca. D'us estava próximo e revelou-lhes o seu amor, bondade e proteção.

 

        Não há maior teste à nossa fé do que os momentos de aflição e angústia. Todavia, se mantivermos nossa fé que D'us está conosco e 'conversarmos' com Ele, Ele se revelará para nós. Se estivermos passando por uma situação difícil ou complicada, saibamos que o Todo-Poderoso está conosco. Peça a Ele e Ele o salvará!

 

 

 

Uma Ótima Semana a todos e Feliz Hánuca!

 

 

 

 

Baseado no livro Haarus Hatefila, citando o Ramban (Rabino Moshe ben Nachman, Espanha e Israel, 1192-1270)

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

 

Arquivo do blog