Translate

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Repreendendo com Muita Sensibilidade

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

     

       

      

       A Torá nos relata que muitos anos depois de ter sido vendido como escravo por seus irmãos, Yossef os encontra quando no cargo de  governante do Egito. No clímax deste drama, Yossef diz a seus irmãos: "Eu sou Yossef. Meu pai ainda está vivo?"

       Com essas poucas palavras Yossef se revelou a seus irmãos. Ele não os repreendeu nem os enfrentou. Ele não gritou ou tentou fazê-los se sentirem culpados. Ele simplesmente comunicou-lhes o fato de ele ser Yossef. Por seu lado, intuitivamente, eles compreenderam o seu erro.

       Quando uma pessoa repreende outra é inapropriado dizer quaisquer palavras acusatórias, provocantes ou ofensivas. Advertir não é uma desculpa para atacar com crueldade ou raiva. Sob este prisma, a Torá declara o seguinte sobre o ato de repreender (Vaikra 19:17): "Não carregue um pecado". Ao repreender, não constranja ou prejudique a pessoa que você está tentando aconselhar.

       Abstenhamo-nos de dizer quaisquer palavras hostis e não nos envolvamos em quaisquer críticas negativas. Se precisarmos corrigir alguém, pensemos muito bem sobre a maneira mais suave de transmitir a mensagem. Abordemos a pessoa em particular e com grande sensibilidade e compaixão. 

       Agindo assim aumentaremos o nível de nossas amizades e relacionamentos, colhendo melhores e mais amizades!

 

 

 

 

Shabat Shalom a Todos!

 

 

 

 

Com base nos escritos de Rav David Leibowitz (Lituania e EUA, 1889–1941)

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog