Translate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Uma Alegre Percepção

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

Pirkei Avót – Ética de Nossos Antepassados
 
 
 
                    
            
          "Rebi disse: 'Saiba o que há acima de você' (2:1)."
 
       
        Toda alma anseia por estar perto de D'us. No entanto, onde O encontramos?

        O Rei Salomão respondeu esta pergunta com uma declaração enigmática (Kohelet - Eclesiastes 2:14): "Os olhos do sábio estão em sua cabeça". Ele não veio nos dizer a localização física dos olhos, pois tanto os olhos dos sábios como os dos tolos estão fixos na cabeça. Na verdade, o rei Salomão veio nos revelar que a Shehiná - a Presença Divina - repousa sobre as nossas cabeças.
 
        As pessoas sábias estão plenamente conscientes desta maravilha. Isto as inspira a agir com uma conduta íntegra e agradável, praticando bons atos e mantendo bons relacionamentos com todos.

       É interessante notar que é perfeitamente possível um indivíduo "muito inteligente" ser desprovido de conscientemente conhecer o Todo-Poderoso. Pelo contrário, a Torá define uma pessoa sábia como aquela que sabe que D'us existe e ilumina a sua alma com uma luz brilhante. Esta consciência (de que a Shehiná está acima dela, protegendo-a e iluminando-a) gera uma tremenda alegria.

       Que possamos ativar os nossos "olhos sábios" para que encontremos o Todo-Poderoso perto de nós a cada momento de nossas vidas!
 
 
Shabat Shalom a todos!
 
 
 
Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre o Pirkei Avót
   




Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR


 

Arquivo do blog