Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
Com a aproximação de Shavuót (no próximo dia 19 ao anoitecer) traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
Com a aproximação de Shavuót (no próximo dia 19 ao anoitecer) traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
Nossos Sábios nos relatam que quando do recebimento da Torá no Monte Sinai, o povo era como "uma pessoa com um coração". Como cerca de 3 milhões de pessoas podem se reunir e estarem todas de acordo, como se fossem "uma pessoa com um coração"?
O Talmud (Berahot 28b) nos conta que quando Rabi Eliezer estava doente, seus alunos foram visitá-lo. Eles disseram: "Nosso mestre, instrua-nos nos caminhos da vida para que possamos merecer uma parte no Mundo Vindouro". Rabi Eliezer respondeu: "Tenham cuidado em sempre honrar seus amigos".
Em resposta à solicitação dos alunos para mostrar-lhes os caminhos para o Mundo Vindouro, Rabi Eliezer compartilhou com eles o segredo da verdadeira Torá: ao honrarmos nossos amigos e familiares seremos pessoas unidas e em amizade e nossos estudos serão agradáveis ao Criador. Então mereceremos uma parte no Mundo Vindouro.
Com isto podemos responder à pergunta acima: a unidade entre as pessoas é uma condição necessária para a nossa Torá ser válida aos olhos do Todo-Poderoso, e o respeito mútuo é a chave para se alcançar a unidade. Ao honrarem e respeitarem uns aos outros, mesmo milhões de pessoas podem chegar a um denominador comum.
Esforcemo-nos em respeitar e honrar os demais. Desta maneira todas as nossas atividades serão agradáveis e colheremos fantásticas bênçãos neste mundo e no Vindouro!
Hag Sameach a Todos!
Baseado nas palestras do Rabino Nosson Meir Wachtfogel (Lituânia e EUA, 1910-98)
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR