Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

e-Mussar - O Grande Segredo para Bons Relacionamentos

Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados
  
        “Rabi Elazar ben Shamua disse: ‘Que a honra de seu aluno lhe seja tão preciosa quanto a sua própria. A honra de seu colega deve ser como o temor por seu mestre de Torá. E o temor por seu mestre deve ser como o temor aos Céus’. (4:15)”

Um amigo é uma grande dádiva. Os maravilhosos benefícios da amizade envolvem as coisas mais importantes na vida: companheirismo, apoio, aconselhamento, bem como a oportunidade de cuidarmos um do outro. Qual é a chave para preservarmos e mantermos uma boa amizade?
Rabi Elazar ben Shamua revelou o segredo. Já que os amigos ficam tão confortáveis uns com os outros, há uma tendência de, por vezes, ‘relaxar’. No entanto, é vital manter-se o respeito, mesmo nas amizades mais descontraídas.
Por exemplo, digamos que você saia para comer com seu cônjuge ou amigo(a). Ao sentarem-se juntos e desfrutarem uma boa refeição, as pessoas tendem a relaxar. Conforme o momento se torna mais descontraído e confortável, as pessoas tendem a ser menos formais. Num espírito de amizade, alguém pode soltar uma piada que acaba ofendendo o seu cônjuge ou colega.
O respeito é o alicerce e a essência de todos os relacionamentos. A ausência de respeito (mesmo que não intencional) enfraquece o vínculo de confiança mútua.
Sob esta luz, Rabi Elazar ben Shamua ensinou: “A honra de seu colega deve ser como o temor por seu mestre de Torá”. Ele não está nos dizendo para que tenhamos a mesma qualidade de reverência com nossos amigos que temos com um rabino. Esse nível de formalidade e respeito prejudicaria o bem-estar e a descontração do relacionamento.
A explicação do trecho acima é a seguinte: assim como é importante sempre demonstrar respeito aos nossos mestres e rabinos, assim, também, é importante sempre demonstrarmos respeito aos nossos amigos. Desta maneira nossas amizades serão sempre preservadas, fortalecidas e cada vez mais joviais e alegres!

Baseado no comentário do Rabino Yossef Yaavetz (Espanha, 1435-1507)) sobre o Pirkei Avót


                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE


Arquivo do blog