Certo dia Rav Israel Salanter (Lituânia, 1810-1883) viu uma mulher prestes a pular de uma ponte. Ele pediu a ela para não saltar. “Mas eu tinha uma criança que ficou doente e morreu”, gritou em desespero. “Então, meu marido ficou doente e não pode sair da cama. Eu contratei um homem para conduzir o cavalo e a carroça - a nossa única fonte de subsistência - e agora o cavalo morreu!”
Rav Israel confortou-a: “Talvez as coisas, com a ajuda de D'us, ficarão melhores para você. Talvez o seu marido se recuperará. E talvez você será abençoada com um novo filho. E quanto ao cavalo, eu vou lhe dar o dinheiro para comprar um novo”.
A mulher acalmou-se e voltou para casa. As coisas começaram a melhorar para ela. Seu marido recuperou-se e com o dinheiro de Rav Israel eles compraram um cavalo novo. De fato, no ano seguinte, Rav Israel recebeu um convite para servir como sandak no Brit Milá de seu filho recém-nascido!
Ao longo de nossa história, nós, como um povo e como indivíduos, subimos das cinzas às alturas. Qual é o segredo do nosso talento fenomenal para a sobrevivência?
Na Porção Semanal de Pinchas, o Todo-Poderoso instruiu Moshe a fazer um censo. A tribo de Biniamin apresentou 45.600 pessoas, enquanto a tribo de Dan foi contabilizada em 64.400 pessoas. O interessante a notar é que o patriarca da tribo de Biniamin teve dez filhos, enquanto o patriarca da tribo de Dan teve apenas um. No entanto, D'us abençoou Dan para que seu filho tivesse muitos filhos e em alguns anos a sua família já estava mais numerosa do que a de Biniamin.
Quando o Criador deseja favorecer uma pessoa que está passando por dificuldades, ela será abençoada de uma forma acima do normal. O mesmo é verdadeiro em relação à sua situação financeira: o Todo-Poderoso pode abençoar uma pessoa carente para ficar rica da noite para o dia.
Não importa o quão sombria ou triste uma situação possa parecer - não há sabedoria ou conselho que possa deter a Vontade Divina de conceder bênçãos ilimitadas de sucesso a todos nós!
Shabat Shalom a todos!
Baseado no livro Chafets Chaim sobre a Torá (Parashat Pinchas),
de autoria do Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1838-1933)