Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
À LUZ DO MUSSÁR
Há cerca de quinhentos anos havia um membro de uma comunidade que usava um cabelo excepcionalmente longo. Uma vez que parecia ser alguém excêntrico, as pessoas não o tratavam com o respeito adequado. O Profeta Elias (Eliahu HaNavi) apareceu para o gabai (o responsável) da instituição e lhe disse que este homem era um Talmid Chacham (erudito da Torá) incrivelmente grande, um dos pilares espirituais do mundo.
Na manhã seguinte o gabai reuniu os líderes da comunidade e lhes relatou sobre a grandeza daquele homem, exortando-os a dar ao homem o mais alto nível de honra e respeito. Além disso, o gabai disse: "Se o que eu disse é verdade, que eu morra hoje." Ele faleceu logo ao acabar de dizer estas palavras. O erudito da Torá da história era o Rabino Samuel Eidels (Polônia, 1555-1631), conhecido pelo acrônimo MaHarsha, um dos maiores comentadores do Talmud de todos os tempos.
Toda pessoa é merecedora de respeito. Mesmo se parecer 'diferente', ela seguramente merece o nosso respeito. Talvez seja um tsadik oculto, talvez não – mas mesmo se não o for, ela ainda é uma "imagem de D'us"!
Nunca tratemos qualquer ser humano de uma maneira desrespeitosa. Honremos e consideremos cada pessoa como se fosse um rei ou uma rainha.
Uma Ótima Semana a Todos!