Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Pessach - Convertendo os Sinais Negativos em Resolução de Nossos Problemas



Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

À LUZ DO MUSSÁR
 
 
        

Com a chegada de Pessach traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.    
 
      
       Antes da última praga, a do falecimento dos filhos primogênitos de cada egípcio, o Todo-Poderoso instruiu o Povo de Israel a marcar os umbrais de suas portas com sangue, como indicado no versículo: "E Eu verei o sangue e passarei por cima de vocês".

      Surge aqui uma questão intrigante: todos sabemos que D'us é onisciente. Ele não precisa de uma marca distintiva para identificar quais eram as casas judaicas. Além disso, o sangue é geralmente associado à morte. Sendo assim, (1) por que D'us exigiu que os judeus marcassem as suas casas e (2) por que o sangue foi escolhido como um sinal de que Ele pouparia as suas vidas?

     A libertação do Povo Judeu necessitava de que eles confiassem plenamente no Todo-Poderoso. Para tanto, Ele proporcionou-lhes um meio de demonstrar a sua confiança Nele a fim de conceder-lhes o mérito de libertação: D'us pediu-lhes para marcar os seus umbrais com sangue - mesmo sendo o sangue, geralmente, um sinal de 'mau presságio'. Ao confiarem no mandamento Divino – apesar da conotação negativa do sangue – isto despertou o mérito para que fossem milagrosamente salvos.

     Uma das armadilhas da natureza humana é temermos sinais negativos. No entanto, ao confiarmos no Criador e seguirmos os Seus mandamentos, mesmo os sinais aparentemente mais 'negativos' se transformarão na origem e início de grandes bondades.

      Demonstremos a nossa firme confiança em D'us ao interpretar tudo para o lado positivo. Como resultado, mereceremos ver inúmeros milagres e a resolução de todos os nossos problemas!

 
Uma Ótima Semana e Um Excelente Pessach a Todos!
 
 
Baseado no livro Maguid Mesharim, do Rabino Yossef Karo (o autor do Shulchan Aruch, o Código de Leis Judaico (Espanha e Israel, 1488-1575)

 
  
 




Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR


 

Arquivo do blog