Translate

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Enfatizando o Positivo

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

     

       

      

Quando o Tabernáculo foi completado, a Shechiná - a Presença Divina - repousou sobre o Povo de Israel. A revelação da sagrada Presença Divina é o prêmio máximo da vivência e existência humana. Em homenagem a este momento glorioso, o Todo-Poderoso conferiu grandeza aos Filhos de Israel.

 

Como Ele fez isso? Divulgando e documentando esta etapa maravilhosa da existência de Seu povo, registrando-a para a posteridade nas palavras eternas de Sua Torá. O Todo-Poderoso marcou o dia, lugar, mês e ano e conferiu honra, nobreza e dignidade a eles. Isto não foi uma mera inscrição para os anais da História. Pelo contrário, foi uma expressão de grande bondade, amor e compaixão Divinas. Ao nos elevar, o Criador nos concedeu o maior nível de credibilidade, espiritualidade e poder.

 

Inversamente, quando D'us marcou a data da destruição do Templo Sagrado de Jerusalém, Ele a escreveu de forma obscura e enigmática, a fim de diminuir a nossa angústia e esconder a nossa vergonha.

 

Em nossas relações com os demais, temos a oportunidade de imitar o Todo-Poderoso: se algum(a) amigo(a) cometeu um deslize ou erro, podemos aliviar a sua dor fazendo todo o possível para minimizar e esconder o evento. Já quando for coroado(a) com sucesso, podemos ampliar as suas conquistas ao abertamente honrá-lo(a), incentivá-lo(a) e fortalecê-lo(a) pelo feito que realizou!

 

Premiemos um familiar ou amigo com um elogio sincero e tragamos um sorriso ao seu rosto. O retorno será incrível!

 

Uma Ótima Semana a Todos!

 

 

 

Baseado no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz (Lituânia e Polônia,  1874-1936)]

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog