Translate

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Formulando Perguntas Inteligentes

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

              

      

         A Torá nos relata que o Todo-Poderoso instruiu Moshe a alocar uma porção da terra de Israel para cada família. Se o pai desta família tivesse falecido, a terra seria dividida entre os filhos. No entanto, Tselofchad, que já havia falecido, tinha cinco filhas e, portanto, sua família não recebeu qualquer herança da terra.

 

        Suas filhas foram se consultar com Moshe e pediram que, em caso de não haver filhos, que a herança familiar fosse alocada a elas. Moshe pediu ao Todo-Poderoso uma resolução sobre o caso. D'us confirmou que as filhas deveriam receber a propriedade como herança.

 

        Nossos Sábios nos ensinaram que esta lei deveria ter sido transmitida por Moshe, como foi o restante da Torá. No entanto, estas mulheres íntegras, as filhas de Tselofchad, mereceram ser as transmissoras desta lei.

 

        Há um ditado antigo que diz: "Uma pergunta feita por uma pessoa sábia já é metade da resposta". Ou seja: a 'força' da pergunta já gera a resposta. A questão levantada pelas filhas de Tselofchad não foi baseada em inveja ou cobiça. Elas simplesmente levantaram uma situação de equidade e justiça. O Todo-Poderoso, então, concedeu-lhes a oportunidade de transmitir para as gerações futuras esta lei, confirmando o seu ponto de vista e associando a lei a elas.

 

        Que o Todo-Poderoso nos abençoe com a sabedoria e inteligência de fazermos perguntas inteligentes, que serão a gênese de muita luz e alegrias em nossas vidas!

 

 

 

 

 

 

Baseado no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz

                                             (conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,  1874-1936)

 

 

 

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog