PIRKEI AVOT
A ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
Rabi Akiva costumava dizer: ‘Querido é o homem, pois foi criado à imagem de D’us’; e foi um carinho ainda maior o fato de D’us informá-lo de que foi criado à Sua imagem, conforme está escrito: ‘Pois à imagem de D’us Ele fez o homem (Bereshit 9:6)’ (3:18)
Poderíamos supor que, por causa da humildade, seria melhor manter as coisas boas que fazemos em segredo. Todavia, embora possa haver alguns casos em que a humildade engrandece o ato, em geral é melhor informar o beneficiário das coisas boas e favores que foram feitos com ele.
Quando uma pessoa informa a outra o favor que lhe fez, o amor e o companheirismo aumentam e se intensificam entre elas. Mesmo que a Torá louve e incentive a humildade como uma virtude suprema, ainda assim esta grande característica cede espaço para que haja uma valorização e aumento do calor humano e amizade no mundo!
A esta luz, ao invés de manter a grande dádiva de que o homem foi criado à imagem espiritual de D'us como um dos grandes segredos do universo, o Todo-Poderoso revelou à humanidade que Ele nos criou à Sua imagem. O propósito desta revelação foi aumentar a nossa consciência do amor fenomenal e do interesse que o Todo-Poderoso tem por cada ser humano.
Que possamos refletir sobre o grande amor do Todo-Poderoso por nós e, de modo recíproco, aumentar o nosso amor por Ele. Além disso, não nos esqueçamos de informar as pessoas a quem fizemos algum benefício – com o único propósito de aumentar a fraternidade e amizade entre nós e toda a humanidade.
Baseado no comentário do Rabino Ovádia de Bartenura (Itália e Israel, 1440-1516) sobre o Pirkei Avót