Translate

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Melhorando os Nossos Relacionamentos

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

PIRKEI AVOT -
ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS

 
        
"Rabi Yohanan ben Zakai disse a seus alunos: 'Saiam e vejam qual o caminho bom ao qual a pessoa deve se apegar'. Rabi Eliezer respondeu: 'um olho bom' (2:13)".
 
 
          A maior de todas as virtudes é conseguirmos chegar ao nível de termos um 'olho bom. Isto é: uma visão completamente positiva em relação aos demais - sempre ver o lado bom em cada ser humano.

          Se uma pessoa desqualifica os demais, ela enfraquece o vínculo da fraternidade universal. Além disso, consideremos que, se estivéssemos em seu lugar, poderíamos ter agido pior. Assim, nunca devemos desqualificar outra pessoa, independentemente do que ela fez.

           Em relação a um 'olho bom' não há meio termo. Se não enxergamos os outros sob uma luz positiva, por força da natureza humana iremos vê-los desfavoravelmente. Portanto, devemos nos apegar e vincular - exclusivamente – à característica do 'olho bom'.

            O Rei Salomão ensinou (Mishlei 22:09): "Aquele que tem um 'olho bom' será abençoado". Isto quer dizer que aquele que mantém uma visão positiva dos demais será abençoado - continua e abundantemente - por toda a sua vida. Da mesma maneira que ele deseja o bem e se alegra com o sucesso dos outros, assim também o Todo-Poderoso irá abençoá-lo com incontáveis ​​bênçãos, sucesso e felicidade em abundância. Na verdade, nunca lhe faltará nada pois a "bondade do Todo-Poderoso o envolverá".

 

Shabat Shalom a Todos!
 
 
Baseado no livro Har Yirá do Rabino Arye Finkel, diretor da Yeshivá de Mir Brachfeld, Israel


   




Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR


 

Arquivo do blog