Translate

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Tudo Depende de Nossos Olhos

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

À LUZ DO MUSSÁR

 
 
                    
      Nossos Sábios (Yalkut Yehoshua 14) nos dizem que "quando Essav era criança, ele alcançou a equivalência espiritual de Avraham, Ytschak e Yaacov. No entanto, em sua juventude, ele cometeu atos impróprios e abriu mão de seu status de primogênito. Consequentemente, o seu nível de grandeza diminuiu e ele tornou-se pequeno".

       Embora seja verdade que "Ele tornou-se pequeno" à luz de seus muitos erros, seria mais correto dizer que ele tornou-se imoral ou corrupto. Qual o significado de "ele tornou-se pequeno?"

      Esta passagem nos ilumina o caminho para a grandeza. D'us criou o homem com um Tzelem Elokim, uma 'imagem Divina'. Portanto, a nossa verdadeira essência e natureza é gentil, misericordiosa e sagrada. E assim como D'us é imutável em Sua bondade, também o ser humano - com sua 'imagem Divina' - é eternamente bom.

      A decadência de Essav não foi causada pelos erros que cometeu, mas sim porque ele se identificou como um 'pecador'. Ele "ficou pequeno" porque começou a se enxergar como "pequeno" depois que errou. No entanto, a bondade da alma é permanente e imutável e, além disso, o Todo-Poderoso D'us está sempre pronto a aceitar o nosso arrependimento.

      Que possamos nos lembrar que somos inerentemente - e inalteravelmente - bons! Aí iremos percorrer o caminho da grandeza nos passos de Avraham, Ytschak e Yaacov.

   

 
Uma Ótima Semana a Todos!
   




Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR


 

Arquivo do blog