Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
À LUZ DO MUSSÁR
À LUZ DO MUSSÁR
A Torá nos relata que Moshe saiu de Midian com a sua esposa e filhos e partiu para o Egito para resgatar o Povo de Israel da servidão. Aaron, seu irmão, veio ao deserto encontrar-se com ele e aconselhou-o a não trazer seus familiares à escravidão egípcia.
Aaron sentia uma grande empatia pelo sofrimento de seu povo e não queria o sofrimento adicional de mais uma família sendo escravizada, especialmente que esta situação poderia ser evitada ao não trazê-los ao Egito. Esta capacidade de Aaron de se identificar e se importar com os outros personifica o mais alto nível de humanidade.
A sensibilidade para sentir a dor dos outros como se fosse a sua própria é o sinal de uma verdadeira compaixão.
Abramos os nossos corações para sentir as dificuldades dos outros. Façamos todo o possível para ajudá-los a evitar o sofrimento. Confortemos aqueles que estão passando por apuros e dificuldades auxiliando-os, sendo amigáveis e animando-os!
Baseado nas explicações de Rashi, o Rabino Shlomo ben Ytschak (França, 1040-1104) – um dos maiores comentaristas da Torá e do Talmud