Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
Pirk Avót – Ética de Nossos Antepassados
Pirk Avót – Ética de Nossos Antepassados
Ben Zomá ensinou: 'Quem é o sábio? É aquele que aprende de todos, como consta no versículo: "De todos os meus alunos eu aprendi'. (4:1)
D'us favoreceu todos os seres humanos com abundante inteligência e nos presenteou com a sabedoria da sagrada Torá. Da mesma forma que D'us é infinito, assim também não há limites à Sua sabedoria. Já ensinaram os Sábios do Mussár: 'Aquele que diz que não sabe nada é verdadeiramente sábio', isto é: ele percebe que por mais que saiba, ainda existe muito mais para estudar, refletir e entender.
Uma pessoa sábia está continuamente sedenta por conhecimento. Seu amor pela sabedoria se reflete em seu desejo e vontade de aprender de todas as pessoas, independentemente de seu nível de conhecimento.
Ainda mais: a sua sabedoria perdurará pelo fato de reconhecer que todo ser humano tem algo valioso a ensinar. Esta pessoa tem a capacidade de aprender profundas lições de todos, seja dos maiores ou dos menores.
Já o sujeito que se considera sábio e sente que não lhe falta conhecimentos, ele não procurará aprender dos demais. Consequentemente, sua sabedoria diminuirá, pois o conhecimento precisa ser constantemente expandido e aumentado.
Que possamos nos lembrar dos infinitos níveis de sabedoria que D'us nos revelou e descobrir o conhecimento que brilha dentro de cada ser humano.
Shabat Shalom a Todos!
Baseado no comentário do Rabino Chaim Yossef David Azulay (Chidá)(Israel, 1724-1807)