Translate

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Pentakak

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

AGÁDETAS DO TALMUD (*)

 

 

            O Talmud de Jerusalém (Taanit 1:4) relata que durante um período de seca que ocorria em Israel, o Rabino Abahu teve um sonho em que o Todo-Poderoso lhe dizia que iria chover em mérito das preces de um indivíduo chamado Pentakak.

 

            Rabi Abahu pediu que o chamassem e perguntou-lhe: "Que tipo de pessoa é você?" Pentakak respondeu que ele cometia cinco pecados todos os dias. "Você tem algum bom ato em seu crédito?", perguntou Rabi Abahu. O homem pensou um pouco e respondeu: "Certa vez uma mulher veio a mim e disse que precisava de dinheiro para pagar a fiança de seu marido que estava na prisão. Ela estava tão desesperada que estava disposta a sair com qualquer um que lhe arrumasse os fundos para salvar seu marido. Eu fiquei com dó dela, vendi minha cama e dei-lhe o dinheiro para que ela pudesse resgatar seu marido".

 

           É claro que o ato de vender uma de suas poucas posses para salvar uma mulher de ter de se rebaixar é algo impressionante e meritório. Por outro lado, Pentakak cometia cinco transgressões espirituais diariamente. Por que ele foi merecedor de que D'us aceitasse as suas preces?

 

          Nossos Sábios ensinam: "O principal na Torá são os atos, não o estudo". Pentakak era um exemplo perfeito de sensibilidade, bondade e compaixão, que são a própria essência da Torá. O Todo-Poderoso aceitou suas preces porque provinham de um coração bom, misericordioso e benevolente.

 

           Que possamos preencher nossos corações com empatia pelo próximo. Por Seu lado, o Todo-Poderoso atenderá as nossas preces e enviará as Suas bênçãos, salvação e paz a todos!

 

 

 

 

 

Shabat Shalom a Todos!

 

 

 

 

Baseado no livro Daat Chaim, do Rabino Chaim Walkin Shelita (Jerusalém, Israel)

(*) Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog