Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
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Sabedoria para o Crescimento Pessoal
PIRKEI AVÓT - ÉTICA DE NOSSOS PAIS
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
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"Hilel dizia: 'O acanhado - que tem vergonha de pedir um esclarecimento - não conseguirá aprender' (2:6)."
O atributo da humildade é apropriado em todas as situações exceto no aprendizado. A natureza da aprendizagem requer uma relação recíproca entre professor e aluno. Quando o aluno não entende um conceito apresentado pelo professor, deve pedir uma explicação. Se não procurar o esclarecimento, não será capaz de acompanhar a aula.
Apesar de tão óbvio, precisamos saber que a natureza humana muitas vezes atrapalha o processo de aprendizado. Por exemplo, imaginemos que estamos assistindo uma aula sobre a Porção Semanal da Torá. O rabino explica sobre um maake (a construção de um muro de proteção em torno de um telhado). No entanto, não estamos familiarizados com o termo hebraico, e, portanto, não conseguimos seguir o fluxo da aula.
Sentimos-nos um pouco desconfortáveis em perguntar o significado da palavra - especialmente porque todo mundo parece estar entendendo sobre o que o rabino está falando. Esta reação é totalmente compreensível e é algo que provavelmente todos nós já experimentamos. No entanto, isto nos impede de aprender.
O remédio para este dilema é considerarmos o professor como um "filantropo da sabedoria". Um filantropo não desperdiça seus recursos, mas sim os reparte para causas nobres. Da mesma forma, um professor sábio irá compartilhar seus conhecimentos com os alunos que apresentam um desejo sincero de aprender.
Se educadamente fizermos nossas perguntas, não importa quão 'tolas' imaginemos que sejam, nosso professor nos dará a resposta adequada. Ao enxergarmos nossos professores como 'filantropos da sabedoria', teremos a coragem de perguntar todas as nossas questões. Como resultado de nossos esforços em procurar o entendimento, iremos aprender e continuamente ficar mais sábios(as)!
Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót
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