Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

eMussar - Não Caia Na Armadilha

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

À  LUZ  DO  MUSSÁR

 

             

            

 Certa vez um leão estava à espreita para abocanhar uma raposa. No último momento, a raposa disse: "Eu sou muito magra, apenas pele e ossos. Poupe-me e eu o levarei a um homem gordo que vai ser uma festa suculenta e satisfatória para você". A raposa, então, levou o leão até um lugar onde havia um homem que estava sentado atrás de um buraco, que estava coberto por galhos e folhas. No entanto, quando o leão viu que o homem estava orando, ele falou à raposa: "Eu tenho medo de atacar este homem, porque o mérito de sua oração pode protegê-lo e despertar um julgamento nos Céus contra mim."

"Não se preocupe", disse a raposa, "nem você nem seu filho serão responsabilizados se você devorá-lo. Pelo contrário, é o seu neto que será punido por este pecado. Você está com fome agora. Vá e satisfaça os seus desejos! Você não terá que se preocupar com a conseqüência de sua ação por muitos anos pela frente".

O leão faminto acabou seduzido pelas palavras inteligentes da raposa. Ele se aproximou do homem por trás e, quando foi dar o bote, caiu desamparado no poço profundo. A raposa se aproximou da borda do poço e olhou para baixo, para o leão. O leão rugiu: "Você não disse que o meu neto - e não eu – é que seria punido por atacar o homem?" 

"Seu avô comeu um homem muitos anos atrás e você está sendo punido pelo crime dele agora!", respondeu a raposa.

Embora tenhamos boas intenções, o impulso negativo se esforça para nos ludibriar e nos convencer a seguirmos as nossas emoções e desejos menos nobres. Portanto, devemos pensar bem sobre as conseqüências de nossas ações antes de agirmos. Estando atentos e alertas, neutralizamos os argumentos insistentes de nosso impulso negativo de modo que podemos evitar as armadilhas que ele constantemente monta para nós. Aí estaremos livres para nos dedicar a cumprir as mitsvót e ganhar uma boa porção no Mundo Vindouro.

 

Uma Ótima Semana a Todos!
 

 

 

Baseado na Responsa do Rabino Hai Gaon (Iraque, 939-1038)

  

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:


mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR

 
 
 

Arquivo do blog