Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L e-Mussar
A Torá revela a essência de Yaacov e seu irmão Essav através do seguinte versículo (Bereshit 25:27): "Essav tornou-se um homem que sabia caçar, um homem do campo, e Yaacov era um homem íntegro que habitava em tendas".
Nossos Sábios explicam que a frase "Yaacov era um homem íntegro que habitava em tendas" vem nos ensinar que Yaacov era um 'buscador' do Todo-Poderoso. Ele tinha sede de chegar perto Dele. Esse grande desejo foi a gênese de toda sua integridade, conhecimento, bondade e grandeza. Já que ele tinha esse desejo em seu coração, era certo que essa vontade o levaria ao sucesso.
Por outro lado, eles explicam, Essav era "um homem que sabia caçar, um homem do campo", isto é, de valores morais muito baixos. Essav não estava envolvido em quaisquer atividades produtivas ou meritórias. Ele era obcecado pela satisfação dos próprios desejos, não tendo outras aspirações senão divertir-se no campo como um dos animais. Sua personalidade e conduta futura foram determinadas por suas ambições imaturas.
As metas que estabelecemos para nós mesmos nos levam ao fracasso ou sucesso. Essav escolheu um caminho superficial na vida. Essa escolha o fez perder todo o seu tesouro espiritual.
Já Yaacov sabiamente estabeleceu o seu curso de vida para buscar a elevação espiritual. Ele sabia que os prazeres da alma são os prazeres fundamentais e máximos.
A sabedoria de tomar a decisão certa, mesmo que a princípio pareça ser a mais difícil, seguramente levará ao sucesso no final.
HOJE: Pergunte a si mesmo: "O que Yaacov considerava como o objetivo e alegria de sua vida?"
Shabat Shalom a Todos!
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR