Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L e-Mussar
ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
"Rabi Yochanan ben Zakai disse a seus alunos: 'Saiam e vejam qual o caminho bom ao qual a pessoa deve se apegar'. Rabi Elazar ben Arach disse: 'um bom coração' (3:4).
Um "Bom Coração" refere-se a uma pessoa que é agradável e amável com os outros. Primeiramente, ela tem um reservatório de paciência infindável, distanciando-se de todo tipo de raiva. Ela responde a todos com delicadeza, qualquer que seja a situação. E mais ainda: mesmo se alguém a prejudica, ela 'engole' sem soltar nenhuma palavra dura. Todas as palavras que saem de seus lábios são doces e agradáveis.
Uma pessoa com tal excelência interior é boa para seus familiares, amigos, vizinhos, bem como para toda a sociedade. Também possui a característica louvável da generosidade, pois se ela dedica seu coração e espírito para ajudar os demais, com certeza os ajudará financeiramente também.
Um "Bom Coração" inclui todas as outras virtudes porque o desejo constante de praticar o bem é mais difícil de conseguir do que praticar bons atos. É mais fácil a pessoa se mexer para fazer um bom ato do que devotar todo o seu coração - de modo inequívoco - à bondade, decência e a trazer alegria aos outros.
Façamos um esforço especial para dizer uma palavra suave e agradável a todas as pessoas que encontrarmos e adquirir a maravilhosa virtude do "Bom Coração". Seguramente então seremos agradáveis aos nossos familiares, amigos, vizinhos e a toda a sociedade!
Shabat Shalom a Todos!
Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR