Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Aranka bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L e-Mussar
"Rabi Akiva disse: 'Amado é o Povo de Israel, pois a ele foi entregue um artigo precioso (a Torá); Um carinho ainda maior por parte do Todo-Poderoso foi o fato de fazê-los cientes de que lhes foi entregue um artigo tão precioso (Pirkei Avót 3:18)'."
Um certo homem caiu em graças aos olhos do rei. Querendo mostrar-lhe o quanto valorizava esta amizade, o monarca presenteou-o com sua preciosa espada real, na qual estava escrito o nome do rei com diamantes. Esta arma era de uso exclusivo do rei. O honrado visitante agradeceu muito, colocou-a em sua mala e embarcou de volta para o seu país de origem.
No navio viajava também um dos conselheiros deste mesmo rei. Antes de embarcar, ele comprou uma magnífica espada ornamental por um preço muito alto.
Quando o navio chegou ao porto de destino, os inspetores da alfândega abriram a mala do primeiro homem e viram a espada real. Eles logo concluíram que o rei tinha presenteado este homem com a espada real como uma expressão de honra e amizade. Sendo assim, não cobraram nenhum imposto sobre ela. Todavia, cobraram um imposto bem elevado sobre a espada ornamental do outro homem.
"Isto é uma afronta!", ele declarou. "Meu compatriota tem uma espada que ele recebeu de presente e vale muito mais que a minha, e vocês não cobraram um centavo de taxas. Eu paguei uma fortuna por minha espada e vocês me impõem este tremendo imposto?"
"Não seja tolo", falou o chefe dos inspetores. "Seu colega está carregando a espada real e o nome do rei está gravado nela com diamantes. Seu valor é inestimável, pois quem pode quantificar a honra do rei? Uma vez que é algo incalculável, não podemos taxá-la, pois o imposto é proporcional ao valor do objeto. Qualquer taxa que impuséssemos seria uma desconsideração pela honra do rei!"
Esta parábola ilustra o valor incalculável da Torá, como ensinou o rei Salomão: "Eu lhes dei um presente bom e vistoso; não abandonem a Minha Torá (Provérbios 4:2)". Já que o Todo-Poderoso definiu a Torá como 'um presente bom e vistoso', então não há nada mais no mundo que seja tão valioso como ela. Ele nos deu o Seu bem mais precioso e conclamou-nos: "Não abandonem a Minha Torá"!
Shabat Shalom a todos!
* Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim
(Bagdá, Iraque, 1833-1909)
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR